Notícias - Catadores viram criadores de conteúdo na internet

Reciclagem é assunto que todos devemos falar sempre, pois é necessária uma conscientização no cuidado do meio ambiente.

Pensando nisso, catadores de Vitória, capital do Espirito Santo, criaram um canal no Youtube para falar sobre reciclagem. Os assuntos abordados são sobre consumo consciente, separação adequada do lixo e a preservação ambiental.

O canal chama-se “Catadores são Educadores” conta com uma séria de 17 episódios. O projeto é organizado pela Associação Ateliê de Ideais e tem as parcerias de três associações de catadores: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória (Amarv).

Os vídeos foram produzidos com conteúdo definidas pelas associações de catadores. A catadora de materiais recicláveis Amanda Paula Cabral Soares, de 24 anos, foi uma das apresentadoras dos vídeos e diz que as gravações foram especiais, pois é a primeira vez que eles próprios produziram seus conteúdos.

“Para nós, que trabalhamos como catadores, e principalmente para mim, foi muito animador. Sempre que ouvíamos falar de catadores era por terceiros, gente que não tinha contato com nosso trabalho. É bom termos a capacidade de falar do nosso próprio trabalho”, falou Amanda.

É importante se comunicar com a população e orienta-los sobre o descarte consciente do lixo. “Nossa intenção foi, primeiro de passar para as pessoas noções de consciência ambiental. E o mais importante foi explicar como fazer o descarte correto do que vai para o lixo. Isso ajuda a família dos catadores. Nossa renda cai”, conclui Amanda.

Fonte: A Gazeta - Espírito Santo